16/11/2013

LOGO CDFT 2013
Limeira, 01 de novembro de 2013
Prezado(a) Coordenador(a)
Paz e bem!
Com a graça de Deus estamos para terminar mais um ano de trabalho de formação teológico-pastoral e catequética do Centro Diocesano de Formação Teológica. Em 2013, são concluintes de curso cerca de 180 agentes do curso de formação de catequistas e 70 agentes do curso de Teologia. As celebrações de formatura serão na Catedral Nossa Senhora das Dores, dias 28/11/2013 às 19h30 e 14/12/2013 às 9h30, respectivamente.
Em continuidade à formação dos agentes de pastoral de nossa Diocese, estamos com as inscrições abertas para o curso de Teologia desde o dia 21 de outubro, e se finalizarão dia 14/02/2014. Neste curso, é oferecida formação teológica com incisão pastoral para os agentes de pastoral de nossas Comunidades, presentes em toda a Diocese. Recordo que o curso abarca cinco blocos – introdutório, histórico, bíblico, sistemático e prático – e possibilita afirmar os respectivos conhecimentos na ação pastoral. Lembro também que o agente de pastoral é indicado por um Padre para fazer o curso, caso contrário, não será aceito.
No próximo ano, o curso será oferecido no Campus da FAC – Faculdades Anhanguera – em Limeira, local em que está sendo oferecido em 2013. Conforme o planejamento da equipe de construção do Centro Diocesano de Pastoral de Limeira – CDL – as salas de aulas estarão prontas para servirem de espaço para o curso de Teologia a partir de agosto de 2014. Creio que estaremos bem alocados e alojados, em espaço próprio e, por conseqüência com maior autonomia, embora autonomia não nos falte no espaço utilizado atualmente.
Em relação ao curso de catequese, as inscrições se iniciaram em 22 de outubro de 2013 e deverão se encerrar dia 07/02/2014, sendo que a aula inaugural será realizada dia 08/02/2014. Neste curso, é oferecida uma formação global para catequistas, abrangendo a perspectiva catequética, bíblica, dogmática, didática, metódica e psicológica. Este curso será oferecido por Regiões de Pastoral, sendo que, em 2014 estarão abertas as inscrições para as Regiões Centro, Centro-norte e Norte. O funcionamento será respectivamente em Limeira, Leme e Pirassununga. A Região Leste possui um esquema específico que funciona há vários anos e que está sendo respeitado por esta Coordenação. A região Sul está no primeiro ano de oferecimento e por isso, oferecerá para uma segunda turma somente em 2015.
Agradecendo o freqüente apoio às iniciativas deste Centro, peço sua contribuição no sentido de divulgar, incentivar e organizar agentes à formação teológica e/ou catequética oferecida pela nossa Diocese, despedindo-me fraternalmente
Pe. Paulo Sérgio Lopes GonçalvesCoordenador Geral CDFT

Nenhum comentário: