16/08/2011

Aula Inaugural - 2º Semestre 2011 - Dr. Evaristo Eduardo de Miranda


Ciência e fé foram temas de reflexão de aula inaugural do 2º Semestre do CDFT


O Centro Diocesano de Formação Teológica (CDFT) da diocese de Limeira realizou no último dia 13 de agosto, das 14h às 18h,  sua aula inaugural do segundo semestre, com o tema “O homem frente ao universo”, proferida pelo professor Dr. Evaristo Eduardo de Miranda, que fez uma reflexão sobre a compreensão do homem dentro de uma lógica conhecida e a relação ciência e fé.

O tema também é discutido no livro, de autoria do palestrante, "O Íntimo e o Infinito", uma abordagem sobre o universo das ciências e o cosmo das religiões onde são postas lado a lado ciência e religião, ambas trazendo novas intuições e paradigmas sobre a origem do Cosmos e sobre como o infinito atua no finito e sobre a imensidão do íntimo humano.
A palestra foi realizada no Anfiteatro do Instituto Superior de Ciências Aplicadas (ISCA), em Limeira, com participação de alunos e ex-alunos dos cursos de Teologia para Leigos e Catequese.

Sobre o Palestrante

Dr. Evaristo Eduardo de Miranda é natural de São Paulo, SP. Graduou-se pelo Institut Supérieur d`Agriculture Rhône Alpes, de Lyon, França. Tem Mestrado e Doutorado em Ecologia pela Universidade de Montpellier, França e uma centena de trabalhos técnicos e científicos publicados no Brasil e exterior. É autor de 25 livros. Professor-orientador, credenciado em mestrados da USP e da UNICAMP, é membro da Diretoria do Instituto Ciência e Fé. Trabalha com desenvolvimento sustentável e em suas pesquisas sobre gestão territorial do agronegócio busca conciliar proteção ambiental e produção agrícola.
Foi consultor da ONU FAPESP, FAO, UNESCO, OEA e outras entidades nacionais e internacionais. É consultor da Presidência da República, do Gabinete de Segurança Institucional – GSI/PR e assessor da Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional – CREDEN e da Comissão de Assuntos Econômicos – CAE do Senado Federal. Publica em revistas e jornais como a National Geographic, Terra da Gente, A Tribuna, Jornal da Universidade, O Estado de São Paulo, entre outras mídias.

Confira abaixo as fotos:


















Nenhum comentário: